quinta-feira, junho 17

Análise – Sword Art Online: Alicization – Episódio 16 – A Cavaleira de Osmanthus

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Nada como uma boa dose de SAO para nos fazer bem. Hoje ainda postarei sobre os episódios 17 e 18 também. Mas porém hora vamos falar sobre o episódio 16!

O que acontece no episódio.

O episódio começa com o Kirito usando o Enhanced Armament que vimos ele começar a conjurar no episódio anterior. Esse poder faz com que a lâmina de sua espada se torne um contínuo fluxo de energia negra, que consome o fluxo de luz de Fanatio, fazendo ela cair. Logo em seguida Kirito também cai, e Eugeo vem socorrê-lo.

É bem interessante ver esse tipo de poder. Em nenhum momento nesse arco o personagem usou algo tão potente. Me lembrou um pouco os poderes de Ichigo, de Bleach. Mas aqui em SAO: Alicization, esse poder se deve a Perícia Perfeita de Kirito.

Kirito utilizando o Enhanced Armament

Eugeo mostra ser proficiente com poderes de cura, pois logo depois levanta Kirito novamente. Mas logo em seguida Kirito aparece usando o mesmo poder em Fanatio, que estava acabada. Sem sucesso, pois, de acordo com Eugeo, ela já perdeu muito sangue.

Kirito se sente culpado por tê-la matado. É bem interessante ver o peso de culpa no personagem. Por conta disso ele usa o item que recebeu da Cardinal (a adaga) e a mesma se comunica com eles. Cardinal invoca o corpo de Fanatio para onde ela está, tirando Fanatio da frente de Kirito e Eugeo. Ela avisa que a Administrator pode ainda estar em repouso, e que Kirito e Eugeo poderiam chegar antes da mesma despertar, assim não precisarão mais da adaga.

Kirito e Eugeo continuam caminhando pela catedral, e é muito bonito como a mesma é construída, cheia de adornos em dourado, e “gigantescos detalhes”.

Eles se encontram com uma NPC que fica sobre uma plataforma flutuante. E essa diz que os levará mais acima. Realmente lembra um jogo.

Após pedirem para que ela os levem para o mais acima possível, a NPC conjura algumas magias e a plataforma começa a subir, ela diz que “trabalha” ali há 107 anos (algo incomum no jogo, ainda mais sendo que os personagens são baseados nos humanos reais, tendo a mesma expectativa de vida que nós). Ela não se lembra de seu nome, sendo chamada apenas de “Operadora”.

“Operadora”, a NPC responsável pela plataforma flutuante.

Ela também diz que não conhece o mundo além dali, e que apenas cumpria o seu propósito, embora tenha o sonho de voar.

É de se pensar não é? Quantos de nós não estamos apenas movendo as engrenagens, e subindo e descendo uma eterna plataforma, sem podermos realizar nossos sonhos? O que falta é apenas a iniciativa.

Kirito diz que, como Cardinal havia falado, mesmo entardecendo o envelhecer, a alma envelhece, e conclui que é por conta disso que “Operadora” é assim, sem “vida”, ou propósito maior.

Eles finalmente chegam na porta (e que porta enorme), onde estaria Administrator. É um lugar belo, com uma colina ao centro, e uma árvore sobre ela. Um riacho e uma ponte também estão presentes ali.

Um dos belos cenários apresentados no anime.

Após caminharem um pouco, eles vêem alguém inesperado: Alice.

Kirito diz para tomarem cuidado, pois Alice irá lutar contra eles. Kirito diz que para Eugeo usar a adaga de Cardinal em Alice. Os dois preparam um plano para lutarem contra ela economizando recursos da Perícia Perfeita.

Alice se mostra surpreendida com o poder dos dois, pois derrotaram outros diversos Cavaleiros da Integridade.

Ela diz que terá de usar sua espada contra eles, e toca na árvore. E então, árvore se transforma em uma espada de ouro. É dito por Kirito que, diferente dele e Eugeo, Alice não ativa uma habilidade de Perícia Perfeita, pois a espada já está sobre um efeito contínuo da mesma.

Alice e sua espada, ainda na bainha.

Após tirar a espada de sua bainha, podemos ver uma onda de luz e pétalas cintilantes e douradas, da Perícia Perfeita de Alice. E como é bonito!

Após tirar a espada da bainha, a Perícia Perfeita se mostra ativa.

Com as pétalas cintilantes, Alice se mostra muito mais forte que todos os outros Cavaleiros da Integridade. Ainda assim Kirito a desafia para um duelo. Alice aceita, desativando assim sua Perícia Perfeita.

Kirito pergunta sobre sua espada, perguntando sobre a forma de árvore dela, e Alice o explica que é um objeto indestrutível que representa a forma reencarnada da árvore por Deus, e diz que uma única pétala pode cortar rochas. Ela também diz que a espada/árvore é a existência mais antiga do mundo.

Kirito e Alice começam a duelar. Alice se mostra muito imponente, porém diz que Kirito é a segunda pessoa a suportar os ataques dela.

Após Alice tentar desferir um golpe, Kirito consegue segurá-la, e Eugeo ativa seu poder de congelar nos dois. Ele os acerta, embora a espada de Alice tenha ficado para fora, libertando-os do congelamento.

A luta continua com Kirito utilizando o Enhance Armament para abrir espaço para Eugeo utilizar a Adaga em Alice, porém antes disso acontecer a parede ao lado deles é destruída, e Kirito e Alice são jogados para fora da Catedral. A parede começa a se reconstruir, deixando apenas Eugeo ali dentro.

E assim o episódio acaba, sem explicar o que de fato houve com Kirito e Alice.

A mesma Alice, porém letal.

É interessante ver como o poder de Alice é bonito e letal. Essa ideia de pétalas também me lembrou Bleach, mas dessa vez o personagem Byakuya, quem também tem uma espada de pétalas cintilantes que cortam até pedras (na verdade em Bleach qualquer espada corta até pedras).

Alice mudou bastante, ela continua linda, é claro, mas Kirito e Eugeo não foram capazes de causar dano algum a ela.

Obviamente os dois não tinham essa pretensão, já que o que querem é que ela recupere suas memórias, e se junte a eles novamente.

Achei interessante também notar como os roteiristas constroem esse mundo de forma que pareça mesmo um jogo. Temos um torre, temos andares e temos um boss em cada andar, lembrando um pouco o conceito usado na primeira temporada.

9.0 Muito bom

A luta é surpreendente, e muito bem trabalhada. É bem curioso como Alice mudou desde a sua infância. Na própria ending podemos vê-la feliz, sorrindo com os dois, ainda criança. Mas a Alice de hoje é séria e destemida.

  • 9
  • Nota dos usuários (0 Votes) 0
Compartilhe:

Sobre o autor

Jean Virginio Rocha, 24 anos, formado em design gráfico, trabalhando como designer e desenvolvedor web. São Paulo. Como um amante da cultura pop e principalmente de animes, resolvi criar o Pixel Nerd para expor minhas opiniões e comentar as atualidades desse maravilhoso universo. Myanimelist: https://myanimelist.net/animelist/Kamizero

Deixar uma resposta