quinta-feira, junho 17

Análise – Boruto – Episódio 92 – Um novo normal

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Boruto, e Naruto, é um dos animes que eu mais gosto, tanto que tenho duas tatuagens sobre Naruto.

Penso em fazer um post sobre Naruto/Boruto em breve.

Porém, como o Pixel Nerd é novo, não consegui – nem conseguirei – analisar episódio a episódio de Boruto desde o primeiro. Mas aproveitando esse novo arco que se inicia (no episódio 93), resolvi começar a análise a partir daqui mesmo. Então embarque comigo que toda semana postarei uma análise de episódios de Boruto.

Começando no episódio 92: Um novo normal.

O que acontece no episódio.

Podemos ver os gennins de Konohagakure voltando para vila, até meio que entediados. Os kages foram para o funeral de Ohnoki (ele morreu!), porém os genins não podem ir. Mitsuki, separado de todos, vai no outro trem com os jounins.

Inojin se recorda de seu recente “amigo” que morreu e foi enterrado (aquele monstrinho coelho de terra).

A cena seguinte mostra os kages no funeral de Ohnoki.

Os kages e membros da Vila da Pedra em frente ao túmulo de Ohnoki, durante seu funeral.

Naruto diz que Ohnoki deixou um ensinamento importante, e a neta de Ohnoki, Kurotsuchi (a atual Tsuchikage) conclui: “O que é importante é proteger o mundo ninja com nossas próprias mãos. Para fazer isso, devemos nutrir a juventude de nossas vilas. E esse é o nosso objetivo, já que continuamos vivos”. Todos os kages concordam com ela.

Após um discurso entre eles, que reforça o importante laço entre as vilas, é mostrado a tristeza de todos os membros da Vila da Pedra, afinal o legado de Ohnoki é grande.

E assim nos despedimos do terceiro Tsuchikage.

Voltando para Konoha, Boruto aparece em sua casa, e é recebido com abraços por Himawari. Eu realmente espero que ela tenha mais relevância daqui pra frente. Hinata diz que estava preocupada com Boruto, e o abraça também.

Sarada também é destaque. Ao voltar, encontra sua mãe Sakura, que, embora pareça estar brava, a abraça e diz que estava preocupada.

Sakura e Sarada se reencontram. Quem diria que Sakura se tornaria uma mãe tão amorosa? <3

Na sala do Hokage é dito por Sai que Mitsuki está na solitária. Shikamaru comenta que na verdade ele evitou uma grande calamidade, mas que eles devem manter as aparências. Sai pergunta como lidar com Boruto e Sara, e Naruto entra dizendo que “Eles não viraram as costas para um amigo, e arriscaram suas vidas para salvá-lo. Francamente, quero elogiá-los”.

Isso me remete muito a clássica frase do Kakashi: “Um ninja que não segue as regras é lixo. Porém, aquele que não se importa com seus amigos é pior que lixo!”.

Ainda assim a burocracia pede que tanto Boruto quanto Sarada paguem o preço por sua “irresponsabilidade”. É dito que eles perderão seus ranques de genin.

Antes de saírem Naruto pede que os dois entreguem suas bandanas, e eles saem sem elas. É de partir o coração.

A cena seguinte mostra Mitsuki sendo interrogado por Sai e Konohamaru. Mitsuki diz que entrou de propósito com os “inimigos” no território da Vila da Pedra para que descobrisse o que eles planejavam.

Mitsuki sendo interrogado.

Nesse momento me surge a dúvida de se Mitsuki realmente estava apenas querendo descobrir o que os inimigos planejavam, ou, como o clone de Ohnoki diz em sua memória, ele só queria conhecer outros como ele, e ter “verdadeiros” companheiros. Mitsuki diz que não é apenas sobre o bem da vila, reforçando essa ideia.

Após isso Boruto e Sarada discutem a possibilidade de nunca mais verem Mitsuki. Boruto então vai para seu quarto e, enquanto pensa em Mitsuki, Garaga aparece em sua mente. Ela diz que seu contrato está terminado. Garaga então se despede de Boruto, e deixa de ser seu “familiar”.

Boruto e Garaga se despedem.

Boruto então é acordado por Sarada, que o avisa que o interrogatório terminou. Eles partem então a procura de Mitsuki, estava fazendo um túmulo para seus “amigos”. Logo ele é encontrado por Boruto. Em um curto diálogo, Mitsuki pede desculpas e diz que foi egoísta. Boruto cita o discurso de Ohnoki, e diz que ele e Mitsuki agora tem laços ainda mais fortes.

O laço entre os dois agora é mais forte.

Sarada aparece logo em seguida, dizendo que o mesmo vale para ela, e que eles são o time 7.

Após isso aparece Orochimaru, falando com Log, clone/irmão de Mitsuki, e eles estão falando sobre Mitsuki, e que experiências do tipo são boas para ele.

É revelado então que a tecnologia para criar as fabricações não veio de Orochimaru, e que todas as evidências foram destruídas.

Enquanto isso em Konoha é noticiada a morte de Ohnoki.

Enquanto o time 7 caminha na beirada de um rio, Boruto vê algo brilhando na água. Ele corre até ela, se lembrando de sua experiência com Ohnoki e a pedra. Ao chegar ele pega a pedra, que reluz, e de repente se torna fosca, Boruto então chora pela morte de Ohnoki.

Boruto encontra uma pedra no rio, e chora se lembrando de Ohnoki e seus ensinamentos.

É, meus amigos, e quem disse que Boruto não teria suas cenas de drama também?

Após isso, vemos Konohamaru conversando com Naruto, e se responsabilizando pelas ações de seu time. De repente a Tsuchikage aparece, e todos são pegos de surpresa (o que é bem estranho, pois como um líder de estado vem até sua vila e você não sabe?).

A Tsuchikage diz que veio agradecer, e reverencia Naruto, dizendo que se não fosse por Mitsuki e os genins de Konoha, ela não sabe o que seria da Vila da Pedra. Ela pede pra que convoquem os genins até ali, para que ela os agradeça pessoalmente. Shikamaru se mostra relutante dizendo que não é uma boa hora. A Tsuchikage diz para que os agradeçam então, e que os digam que são sempre bem-vindos na Vila da Pedra. Logo após isso ela diz que os genins da Vila da Folha estão bem dispostos a seguir o jeito ninja de Naruto.

É, Narutinho, depois dessa vai mesmo tirar seus ranques?

A cena seguinte mostra eles novamente como ninjas da Vila da Folha. Deu certo afinal.

Agora, de volta com suas bandanas, o time 7 poderá partir para sua próxima aventura.

O time 7 reunido novamente.

 

O que esperar do próximo episódio?

Bem amigos, os próximos episódios irão adaptar o Naruto Shinden. Esse arco é muito promissor, ainda mais levando em conta que muitos fãs não gostaram desse arco do Mitsuki. O próximo mostrará o dia dos pais e filhos, um dos destaques da prévia é a Tenten. Mutios dizem que ela é a mãe de Metal Lee, e consequentemente par romântico de Rock Lee. Será que descobriremos mais sobre ela?

7.5 Bom

Era esperado um episódio mais parado ao fim do arco. Embora muitos não gostem esse tipo de episódio é importante. A morte de Ohnoki é importante para o contexto daquele mundo. Ver Boruto de uma forma mais sentimental, reafirmando seus laços com Mitsuki, chorando por Ohnoki, ver Mitsuki consolidando em sua mente seu desejo e enterrando seus antigos amigos, ver tanto Boruto quanto Sarada reencontrando suas mães e sendo recebidos por elas, além de ver o time 7 reunido novamente... tudo isso conseguirem deixar o episódio com um bom ar, acima da média do arco.

  • 7.5
  • Nota dos usuários (2 Votes) 9
Compartilhe:

Sobre o autor

Jean Virginio Rocha, 24 anos, formado em design gráfico, trabalhando como designer e desenvolvedor web. São Paulo. Como um amante da cultura pop e principalmente de animes, resolvi criar o Pixel Nerd para expor minhas opiniões e comentar as atualidades desse maravilhoso universo. Myanimelist: https://myanimelist.net/animelist/Kamizero

Deixar uma resposta